A Odontologia está em constante evolução. Além do cuidado com a saúde bucal, vêm surgindo ferramentas que proporcionam novos tratamentos voltados à estética do sorriso.

Com o avanço da odontologia estética, os materiais utilizados nos tratamentos variam cada vez mais em propriedades.

Por isso, antes de fazer sua escolha, é preciso conhecer quais as características de cada uma e, com a ajuda do seu dentista, fazer a escolha adequada!

Laminados (lentes de contato) e facetas têm tido grande procura e são procedimentos que necessitam de correta indicação e orientação.

Dentre os materiais de escolha temos resinas compostas, para confecção de facetas diretas, e cerâmicas, para confecção de laminados (lentes de contato) e facetas indiretas.

Faceta de resina ou cerâmica: o que são?

As facetas dentárias são materiais de espessura fina que podem ser comparadas à laminados e possuem compatibilidade com dentes naturais.

São muito utilizadas na odontologia estética para mudar a aparência do sorriso, levando em conta os objetivos do paciente. Elas são totalmente personalizadas e aplicadas na parte externa dos dentes.

Além disso, essas facetas podem corrigir uma grande variedade de problemas, que muda de paciente para paciente, como: alinhar os dentes; alterar a cor e o formato do sorriso; esconder imperfeições.

As facetas podem ser feitas de materiais distintos, como a faceta de resina ou a de cerâmica, mais conhecida como porcelana.

A escolha pelo material ultrapassa a questão financeira. Procedimentos diretos com resina composta, normalmente têm um preço reduzido se comparado aos procedimentos indiretos com cerâmica.

Porém têm sua indicação clínica específica. Na hora de escolher qual material é mais adequado para você, é preciso conhecer as caraterísticas de cada um deles. Confira:

Características da resina

A faceta de resina é um material muito utilizado para tratamentos estéticos mais rápidos.

Isso porque elas podem ser colocadas durante somente uma visita ao dentista, e, geralmente, requerem menos desgaste do dente na hora da colocação, visto que estas se adaptam a qualquer estrutura.

Elas podem ser indicadas para pequenas melhorias no formato, como:

  • espaçamento entre os dentes;
  • clareamento da cor;
  • dentes trincados ou com parte quebradas.

Facetas diretas em resina são confeccionadas diretamente sobre o dente,  recobrem toda a superfície da frente (vestibular) dos dentes, e dependem da habilidade técnica do dentista para correta acomodação e estratificação da resina.

São apresentadas em diversas cores e opacidades tornando possível reproduzir corretamente a opalescência e reflexão/passagem de luz de cada estrutura dentária.

Atualmente, com resinas premium consegue-se uma ótima durabilidade do procedimento. Por ter partículas esféricas e menores, garantem uma boa longevidade (tanto em resistência, quanto em polimento) e assim que polida, se assemelha ao brilho de uma cerâmica.

Porém, alguns fatores podem causar alterações e o desgaste mais rápido das facetas. Pacientes fumantes, por exemplo, têm uma probabilidade grande de causar manchamento em resinas.

Devido à sua matriz orgânica, resinas também sofrem abrasão pela escovação  com o passar do tempo e acabam perdendo o seu polimento inicial. Polimento este, que é possível recuperar através do uso de discos e pastas de polimento.

Características da Cerâmica

A faceta de cerâmica ou porcelana é utilizada frequentemente para transformações mais marcantes nos dentes, como:

  • mudança de formato;
  • clareamento mais significativo para dentes muito escurecidos e manchados;
  • alinhamento de diversos tamanhos;
  • recuperação de desgastes ocasionados pelo bruxismo;
  • fechar espaços

Apesar de toda faceta dentária precisar ser substituída caso ocorra algum dano, as de cerâmica podem ser mais duráveis do que a de resina. Também apresentam, na maioria dos casos, maior resistência às manchas, mantendo a cor uniforme. Elas apresentam uma superfície vitrea, que não sofre abrasão pela escovação diária ou alimentos e por isso, mantém o polimento e cor intactos mesmo com o passar dos anos.

Pacientes que apresentam hábitos funcionais como bruxismos (ranger os dentes patologicamente) ou apertamento, necessitam de materiais com ótima resistência, como cerâmicas. Por muitas vezes, facetas em cerâmica necessitam de pequenos desgastes pois o material precisa ter espessura entre 1-1,5mm para ter boa resistência estrutural. A fim de superar esse obstáculo do desgaste dental, surgiram os laminados cerâmicos (famosas lentes de contato) trazendo a possibilidade de preservação do esmalte dental, adicionando uma fina lâmina de cerâmica sobre a vestibular do dente. Porém, esse procedimento tem sua indicação limitada, pois devido a sua pouca espessura não recobre grandes defeitos estruturais, funcionando bem para dentes que já apresentam uma ótima tonalidade e só necessitam de pequenas correções de forma.

Facetas de cerâmica ou resina? Qual Escolher?

Agora que você conhece um pouco mais sobre as principais características da faceta de resina e porcelana, já pode ter mais clareza na hora de escolher o modelo que deseja aplicar, lembrando que antes do tratamento é importante que seus dentes estejam saudáveis.

Porém, é importante ressaltar que essa decisão não deve ser feita sozinha. Sempre leve em consideração a opinião profissional do seu dentista, que vai indicar o melhor tratamento considerando os seus desejos e necessidades.

Quer saber mais sobre tratamentos dentários?

Conheça nossos serviços! Somos um dos consultórios mais conceituados em Guarulhos, com tratamentos completos multidisciplinares e projetos de novos sorrisos estéticos, saudáveis e duradouros.