A pandemia do Coronavirus fez com que todo mundo precisasse ficar em casa para evitar a disseminação acelerada da doença. Porém, algumas demandas podem acontecer e não esperam a quarentena acabar para serem tratadas, como uma dor de dente, por exemplo.

A ida ao dentista é uma demanda essencial e requer alguns cuidados para garantir a segurança do paciente e do Dentista.

Por isso, neste conteúdo vamos listar alguns cuidados para ir ao dentista durante a pandemia.

• Cuidados em casa

Uma das maneiras de contágio do novo coronavírus acontece pela disseminação de gotículas de saliva. Por essa razão, se alguém na sua casa estiver com sintomas ou suspeita da infecção, o uso de pasta de dente, sabonete e toalha de rosto deve ser individualizado. Com isso, também é indicado não deixar as escovas no mesmo ambiente.

Outro cuidado é, antes de higienizar a boca, é importante sempre lavar as mãos até a metade do pulso e entre os dedos, por no mínimo 20 segundos. Reforçamos que, lavar frequentemente as mãos é uma das principais ações para conter o vírus.

Outra orientação importante é evitar levar a mão na boca. Estudos recentes demonstram que o novo coronavírus é capaz de sobreviver por até três dias em superfícies como plástico e aço. Nossas mãos estão em contato constante com diversos materiais, que podem facilmente estar contaminados. Tocar nessas superfícies e colocar as mãos à boca, ao nariz ou aos olhos eleva o risco de contrair o vírus.

• Cuidados preventivos

Vale ressaltar que, por mais que nossa rotina tenha sido alterada por essa nova mudança social, a higiene com escova e creme dental, assim como o uso do fio dental, deve ser intensificada, levando em conta principalmente o fato de estarmos nos alimentando com mais frequência dentro de casa.

O consumo de açúcar e carboidratos, por exemplo, pode elevar o número de cáries e a pouca higiene dos dentes é capaz de gerar a um quadro de inflamação gengival. É importante reforçar a criação do hábito de passar o fio dental entre os dentes e de escová-los após cada refeição. Esta é uma maneira de cuidar da sua saúde, afinal, a saúde da boca influencia a saúde do corpo em geral.

• Pré-Consulta

Com a pandemia, os órgãos de saúde e de vigilância sanitária do país indicam a ida ao consultório odontológico somente em casos de emergência ou urgência.

Se sentir que algo está errado, procure seu dentista. Mas antes, faça contato telefônico com a clínica odontológica para informar sobre seu problema. Essa triagem é importante para que o dentista identifique se é necessária uma análise presencial ou se, apenas através dos sintomas informados, é possível oferecer um diagnóstico e tratamento em casa.

Levando em consideração o alto risco de transmissão do vírus, o paciente deve se atentar e seguir os cuidados orientados por telefone pelo cirurgião-dentista, como ir ao consultório de máscara, chegar pontualmente no horário marcado, informar previamente sinais e sintomas de COVID-19 ou se já teve a doença e ir com acompanhante apenas se necessário.

• Cuidados na consulta

O paciente precisa sempre avaliar a higiene do consultório e manter-se atento se o profissional e auxiliar de saúde bucal estão utilizando os equipamentos de proteção individual, como máscaras, óculos de proteção, protetores faciais, toucas, aventais e luvas descartáveis.

O Dentista deve seguir os seguintes cuidados:

• Utilizar máscara com válvula N95, ou em casos de continuar usando a máscara comum, deverá trocá-la a cada 2 horas.
  • Reforçar o uso de EPI, incluindo o jaleco, máscara, gorro, luvas e óculos de proteção.
  • Após a consulta, desinfectar todas as superfícies imediatamente
  • Manter precaução redobrada no manuseio de moldes e modelos, assegurando sua desinfecção de forma correta.
  • Seguir rigorosamente todos os protocolos de desinfecção e esterilização.
  • Restringir os cumprimentos como beijos ou apertos de mãos na consulta.
  • Manter todas as superfícies do consultório permanentemente limpas e desinfetadas devido ao fato que o vírus pode ser transportado pelos aerossóis e sobreviver nessas superfícies por até 9 dias.

Entendemos que o momento é delicado, mas assim como é importante a prevenção contra o novo coronavírus, é imprescindível não abrir mão da saúde dos seus dentes. Ao sentir dores, incômodos ou a necessidade de algum tipo de atendimento emergencial, não hesite em procurar atendimento.

Como orientamos, faça uma pré consulta por telefone e, se necessário, vá ao consultório sem medo, ciente de que todos os cuidados estão sendo tomados para assegurar sua saúde e bem estar.