A cárie, também conhecida popularmente como dente podre, é uma infecção dos dentes causada por bactérias naturalmente presentes na boca e que se acumulam formando placas duras e difíceis de serem removidas em casa.

Nesta placa, as bactérias vão aos poucos perfurando o esmalte dos dentes e causando dor e desconforto quando chegam nas partes mais profundas dos dentes.

Uma das principais bactérias causadoras da cárie é a Streptococcus mutans, especialmente em crianças, que pode ser facilmente transmitida de uma pessoa para outra através do contato próximo como o beijo na boca ou ao se dividir talheres, por exemplo.

Assim, quando se tem uma cárie é recomendado evitar beijar na boca da criança, ainda que seja filho, nem provar a comida dele, para saber se está muito quente, usando o mesmo talher.

No entanto, a principal causa do surgimento de cáries continua sendo a falta de higiene bucal, principalmente quando associada ao consumo exagerado de alimentos com açúcar, como bolos, doces ou biscoitos, pois são fatores que facilitam o desenvolvimento de bactérias nos dentes.

Sinais e sintomas de cárie

O principal sintoma da cárie é a dor de dente, mas em alguns casos pode ainda existir:

• Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
  • Presença de furinhos em um ou mais dentes;
  • Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
  • Sensibilidade ao tocar num dente;
  • Gengiva inchada e dolorida.

Na fase inicial, muitas vezes a cárie não apresenta qualquer sintoma e, por isso, quando surgem os primeiros sintomas é muito importante ir imediatamente no dentista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, evitando complicações como uma infecção mais grave ou a perda de um dentes.

Como saber se é cárie?

A melhor forma de confirmar o diagnóstico de cárie dentária é consultar um dentista, pois ele poderá utilizar equipamento especial que permite observar o interior da boca e todos os lados dos dentes, procurando pequenos furos que possa indicar a presença de cáries.

Por vezes, ao observar a presença de um ‘furinho’ no dente, o dentista coloca um instrumento com uma ponta muito fina, dentro desse buraquinho para avaliar sua profundidade e se a pessoa sente dor.

Além disso, se a cárie se encontrar entre dois dentes, por exemplo, o dentista pode ainda fazer um raio X para identificá-la.

Tratamento para cárie dentária

A única forma de tratar uma cárie dentária é numa consulta com o dentista, não existindo um tratamento caseiro capaz de eliminá-la.

Por vezes, basta apenas 1 sessão para eliminar a cárie, com uma restauração do dente, mas quando muitos dentes estão afetados, o tratamento pode ser mais prolongado e dispendioso, podendo ser preciso recorrer ao tratamento de canal, também conhecido por obturação, ou até mesmo à retirada do dente, que depois precisa ser substituído por uma prótese.

Além disso, o tratamento para a cárie envolve a realização de uma limpeza, que consiste na remoção das placas bacterianas presentes na boca.

carie_blog_odonto_ferrari
Como prevenir?

A melhor estratégia para evitar a cárie é escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia para eliminar os restos de comida dos dentes e evitar a formação de placa bacteriana, além de passar o fio dental de forma regular, pois ajuda a remover restos de comidas que possam estar entre os dentes e que não conseguiram ser removidos apenas com a escovação.

Tomar um golinho de água depois de comer também é uma boa estratégia, especialmente quando não se pode escovar os dentes. No entanto, outros cuidados importantes incluem:

• Diminuir o consumo de açúcar e de alimentos que grudam nos dentes;
  • Preferir um creme dental com flúor sempre que escovar os dentes;
  • Comer 1 maçã depois da refeição para limpar os dentes;
  • Comer 1 fatia de queijo amarelo como cheddar, por exemplo para normalizar o pH da boca, protegendo os dentes das bactérias que causam cáries;
  • Ter sempre um chiclete sem açúcar por perto porque a mastigação estimula a salivação e esta protege os dentes porque não permite que as bactérias produzam o ácido que corroem os dentes.
  • Passar o fio dental e enxaguante bucal, principalmente antes de dormir, e se usar aparelho, sempre depois de comer.

Além disso, é aconselhado ir ao dentista a cada 6 meses, para fazer uma limpeza mais profunda nos dentes, removendo completamente a placa bacteriana.

Em alguns casos, o dentista pode também aplicar uma fina camada de flúor nos dentes, especialmente nos das crianças para fortalecer os dentes.

Alimentos que evitam as cáries

Alguns alimentos ajudam a limpar os dentes e a equilibrar o pH da boca, diminuindo o risco de cáries, como os alimentos fibrosos, como cenoura, pepino e salsão, e alimentos ricos em proteínas, como atum, ovos e carnes, por exemplo.

Fonte: Tua saúde