Dentes sensíveis: como lidar?

A sua sensibilidade nos dentes acontece por algum motivo e você pode resolver! Te explicamos como

 

Às vezes, em um dia quente, tudo o que queremos é um copo de água gelada ou um sorvete. É impressionante como algo tão simples pode, de certa forma, melhorar nosso humor e disposição. Infelizmente, nem todas as pessoas podem apreciar esse tipo de experiência, já que muitas possuem sensibilidade nos dentes, que tornam o simples ato de comer ou beber algo gelado, quente ou muito doce insuportavelmente doloroso.

 

Mesmo se tratando de uma dor imediata, a sensibilidade nos dentes pode ser algo bastante desagradável e desgastante, resultando na privação de diversos alimentos por parte daqueles que a têm. Felizmente, com o avanço da tecnologia, das pesquisas e dos medicamentos na área da saúde, foram encontrados métodos eficientes de tratamento para dentes sensíveis. Se você sofre desse mal, apresentaremos algumas formas de tratá-lo para você finalmente tomar aquele sorvete super gelado!

 

O problema pode ser seus hábitos

A sensibilidade nos dentes tem sua causa principal nos hábitos do dia a dia, portanto, para que seus dentes não tenham uma sensibilidade aguda, você deve prestar atenção principalmente na forma que lida com eles e com sua alimentação. Um exemplo de hábito que gera este tipo de situação é a escovação; colocar muita força no ato ou usar uma escova com cerdas muito duras pode causar danos a gengiva e expor a raiz dos dentes, propiciando a sensibilidade.

Outros pontos aos quais você deve se atentar são os hábitos alimentares. Alimentar-se de comidas e bebidas ácidas – como refrigerantes, vinhos, frutas cítricas, iogurte e café – pode causar a erosão do esmalte dos dentes, deixando-os desprotegidos. Esse desgaste pode ser ainda pior se você escovar os dentes logo após consumir tais alimentos, já que o atrito da escova junto dos ácidos pode potencializar a erosão. O ideal é esperar 30 minutos antes de realizar a higienização.

O problema pode ser algum procedimentos estéticos

Além dos hábitos cotidianos, o uso de certos procedimentos estéticos pode desgastar seus dentes, sendo o clareamento dental um dos principais deles, já que em certos casos, o procedimento pode usar agentes clareadores agressivos ao dente. Para fugir desse tipo de problema, evite tratamento caseiros e procure uma solução com profissionais capacitados que utilizarão os produtos corretos para o seu caso.

O problema pode ser emocional

Quando falamos de problemas de saúde física, eles muitas vezes podem estar ligados a questões emocionais que são somatizadas para o corpo. Isso se aplica também a sensibilidade nos dentes, já que altos níveis de estresse e ansiedade podem levar a certos comportamentos compulsivos e inconscientes, como o bruxismo, que leva a pessoa a ranger e apertar os dentes, causando fraturas e desgastes no esmalte dental, deixando os dentes sensíveis.

 

Caso você acredite que possui esse problema, é fundamental procurar a ajuda de um profissional para ser devidamente diagnosticado e receber o tratamento correto. Por sorte, existem soluções tecnológicas que auxiliam no tratamento deste transtorno. O aplicativo de celular “Desencoste Seus Dentes” envia notificações de hora em hora para lembrar a pessoa de tomar atenção para a sua boca e relaxar a mandíbula, o propósito do app é propiciar autodisciplina.

O problema pode ser resolvido!

Como você pode perceber, existem diversos fatores que podem gerar sensibilidade nos dentes, mas também existem muitas formas de tratar esse problema, soluções que vão além da simples pasta para dentes sensíveis. Para que você consiga realmente entender qual a melhor forma de tratar o seu caso, você deve ir a fonte do problema e identificar o que gera a sensibilidade dos seus dentes e não apenas se automedicar.

 

De acordo com uma pesquisa feita pela Sensodyne, a maioria das pessoas espera até sentir fortes dores para marcar uma consulta com o dentista. O que, com toda a certeza, não é a melhor forma de lidar com a sensibilidade nos dentes, já que, como em quase todos os problemas de saúde, esperar uma dor ou incômodo se agravar pode causar danos ainda maiores para a condição física da pessoa, podendo virar uma inflamação grave, e sendo necessária até mesmo a extração do dente.

 

Portanto, não deixe chegar até este estágio para procurar ajuda. Se você sente dores nos dentes provocados pela sensibilidade ou por algum outro motivo não diagnosticado, é fundamental que se procure uma solução especializada e encontre uma forma eficaz de solucionar o problema por meio de um tratamento especializado e profissional. E lembre-se também de ficar atento aos seus comportamentos e hábitos.

 

De qualquer forma, se você precisar de ajuda, conte com a Ferrari Odontologia. Temos profissionais altamente qualificados para te auxiliar!