Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:

Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;

  • A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;
  • O mau hálito deixa de ser um problema permanente.
  • Consulte o seu dentista caso sua gengiva doa ou sangre quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver passando por um problema de mau hálito.

Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave.

Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.

Como garantir uma boa higiene bucal?

Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes e gengiva em ordem. 

Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. 

Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. 

Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais.

  • Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
  • Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
  • Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
  • Usar enxaguante bucal com flúor, caso seu dentista recomende.
  • Garantir que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

Como fazer essa prevenção em época de quarentena de COVID-19?

  1. Higienização

O período de quarentena muda a rotina e pode fazer com que alguns hábitos sejam negligenciados – como o de escovar os dentes. Sem higienização após as principais refeições, a boca se transforma em um ambiente favorável a proliferação bacteriana e viral.

Além da COVID-19, outros vírus e bactérias podem fragilizar o corpo ou resultar em doenças que exijam atendimento médico. Neste momento, o melhor é evitar os hospitais e o risco de contaminação.

  1. Troque as escovas com frequência

Normalmente o período de utilização de uma escova de dentes não deve ultrapassar 90 dias. Esta é uma recomendação que vale mesmo sem considerarmos a epidemia de coronavírus. Além de acumular bactérias, as cerdas desgastadas comprometem a eficácia da escovação. Lembre-se de nunca compartilhar a sua escova!

  1. Para evitar o coronavírus, não leve a mão ou objetos à boca

Esta é outra prática recomendada mesmo fora do cenário ocasionado pelo novo coronavírus. As mãos e objetos como canetas, óculos e embalagens ficam expostos a milhões de microrganismos nocivos ao corpo humano. A COVID-19 pode resistir por dias dependendo do tipo de superfície na qual está alojado.

Vale um cuidado especial com as crianças, sobretudo bebês na “fase oral”. Se não puder evitar mamadeiras, chupetas e mordedores, mantenha uma rotina rigorosa de higienização dos itens.