Como tratar cáries nos dentes de leite

Tratar a tempo as cáries nos dentes de leite é essencial para evitar problemas nos dentes permanentes. Saiba mais sobre o assunto!

Não é só porque os dentes de leite não são permanentes que eles não precisam de tratamento, pelo contrário. Cuidar dos dentinhos de leite é essencial para que o momento da troca aconteça de forma natural e os dentes permanentes cresçam fortes e saudáveis. No caso da cárie em dente de leite, se não for tratada, a bactéria pode entrar pelo canal do dente e promover uma infecção no dente permanente, que fica logo abaixo. Assim, o permanente pode crescer já com problemas, como má formação, falta de uma ponta ou manchas.

Por isso, saiba mais sobre o assunto e descubra como resolver este problema.

Como perceber a cárie nas crianças?

É importante que os pais fiquem de olho nos dentinhos dos seus filhos para perceberem assim que a cárie começar a aparecer. Cáries profundas fazem com que a criança sinta dor, mastigue de forma inadequada e se alimente mal. Quanto mais cedo os pais perceberem a cárie, mais simples será o tratamento e menos a criança sofrerá com ela.

Por isso, é essencial estar atento a:

• Dor de dente;
  • Sensibilidade a alimentos e bebidas doces, quentes ou frias;
  • Dor ao mastigar ou morder;
  • Manchas e escurecimento dos dentes.

Vale ressaltar que há casos assintomáticos, por isso é importante ir regularmente ao dentista para realizar as limpezas e as consultas de rotina.

Quais as consequências da cárie nos dentes de leite?

A cárie pode ser tão nociva no dente de leite quanto é no dente permanente, ela pode causar picos de dores que proporcionem problemas físicos e mentais para as crianças, isso porque a dor pode proporcionar alterações na rotina de sono, nos hábitos alimentares e no humor. Além de poder causar problemas de autoestima e psicológicos, devido ao mau hálito, escurecimento e perda do dente.

O tratamento da cárie de uma criança tem impactos positivos não apenas em sua saúde bucal, mas também em questões de autoestima e em seu potencial de socialização.

Quais os riscos da extração do dente de leite?

A primeira dentição é responsável por “abrir” espaço na boca para a acomodação de dentes definitivos, ou seja, qualquer problema que aconteça com os dentes de leite pode resultar em uma má formação dos dentes permanentes. Por isso, a existência e agravamento de uma cárie em um dente de leite, que resulte em uma extração, pode levar a um problema de desenvolvimento da criança.

Outro ponto importante de ressaltar é que a remoção do dente faz a criança exercitar mais um lado da boca, para não sentir dor, o que pode levar ao mal desenvolvimento do maxilar e resultar na assimetria dele, além de prejudicar o desenvolvimento dos ossos e no enfraquecer da musculatura do maxilar.

Como prevenir?

As principais práticas que causam as cáries nos dentes de leite são a má escovação e o alto consumo de açúcar pelas crianças, por isso, as melhores formas de evitar cáries são a boa escovação, a alimentação saudável e as idas periódicas ao dentista.

O dentista poderá ensinar a criança a forma correta de escovar os dentinhos. É muito importante também que os pais acompanhem este hábito de higiene dos seus filhos pequenos e se preocupem com a higiene bucal dos seus bebês mesmo antes de surgirem os primeiros dentinhos de leite.

Como tratar?

A única forma de tratar as cáries é indo ao dentista! Se seu filho(a) estiver com cárie, não demore para marcar uma consulta, evite que ele sinta dores e que haja estragos nos dentes permanentes. Nós, da Ferrari Odontologia, temos o tratamento adequado! Venha nos conhecer e agende sua consulta!