É muito comum não prestarmos atenção ao ato de mastigar, tanto que acabando fazendo isso de forma mecânica, quando deveria ser algo muito bem pensado e observado. A mastigação, se não for adequada, causa problemas na mandíbula, azia, má digestão, gases, baixa absorção dos nutrientes, sonolência e aumenta a barriga.
Estamos tão absortos na nossa rotina, que fazemos tudo ao mesmo tempo, como aquele almoço rápido durante o trabalho que você engoliu às pressas para não se atrasar para a próxima reunião, ou quando você come mexendo no celular, falando ao telefone, etc.
Como a comida não foi devidamente mastigada, o aparelho digestivo vai precisar fazer muito mais esforço para digerir o alimento e deixá-lo no estado adequado para passar pelo intestino. Ou seja, o que deveria ser feito lá na boca, acaba acontecendo no estômago.
Além disso, mastigar errado pode trazer problemas na ATM (que é o conjunto de músculos e articulações que são responsáveis pelos movimentos do maxilar, como a fala e a mastigação) o que pode gerar dor e estalos ao mastigar.
O ato de se comer rápido acaba por ser fazer parte do pacote de quem come de boca aberta, e os alimentos de hoje em dia facilitam muito isso, porque são mais moles e processados e o sistema bucal segue uma sequência lógica: depois do alimento ter sido colocado na boca, onde o gosto inicial sentido pela língua faz toda a diferença.
Em sequência, a língua joga este alimento sobre a superfície dos dentes e inicia-se a mastigação. Enquanto o cérebro interpreta que existe alguma coisa mastigável entre os dentes, ele mantém a mastigação, entretanto, quando a interpretação do cérebro conclui que os dentes estão se tocando, é desencadeado o ato de engolir.
Ou seja, quando se encosta dente com dente o cérebro normalmente manda uma ordem para você engolir o que está ali na sua boca.
Na mastigação, cada dente tem sua função. Os incisivos (da frente) servem para cortar os alimentos; os pré-molares têm a função de triturar a comida e os molares (do fundo) servem para pulverizar o bolo alimentar.
É importante entender que cada momento deve ter um tempo dedicado, aprecie sua alimentação com calma e paciência, para sua saúde bucal e corporal também!
Ah, e lembre-se: sempre depois de cada refeição, escovar e passar fio-dental!
Até a próxima!